Energia Solar / Energia Solar Térmica
Principais Aplicações:
» Produção de Água quente sanitária (AQS), para uso doméstico, hospitais, hoteis, etc.: temperatura inferiores a 60ºC, com periodos minímos de utilização do equipamento solar entre 8 e 10 meses por ano. Estas instalações dimensionam-se, normalmente, para as necessidades energéticas anuais, evitando assim excedentes energéticos nos meses de verão.
» Aquecimento de piscinas: dependendo do tipo e finalidade da piscina, os valores da temperatura de utilização variam entre 25-35ºC, sendo possivel a aplicação a piscinas de utilização anual ou sazonal (verão).
» Aquecimento ambiente: do ponto de vista tecnológico é possivel a utilização da Energia Solar para o aquecimento ambiente de forma activa dos edifícios, no entanto esta aplicação está limitada pela utilização em apenas 3 a 4 meses por ano, sendo assim economicamente menos interessante.
» Arrefecimento ambiente: é possivel produzir frio combinado energia solar com máquinas de absorção ou sistemas híbridos (solar-gás), que operam a temperatura na ordem dos 80ºC (máquinas de Brometo de Lítio), ou 120ºC (máquinas de Amónia/H20), o que, combinado com o aquecimento ambiente no Inverno, tornam estas aplicações muito interessantes, quer do ponto de vista ambiental com a redução de consumo de energia primária, quer do ponto de vista económico, com a rentabilização total do sistema.
» Produção de água a elevadas temperaturas destinadas a uso industrial: temperaturas superiores a 80ºC e 100ºC (água saturada ou vapor), com aplicações industriais directas, de pré-aquecimento de água de processo ou vapor para produção de energia eléctrica (temperaturas de superiores a 450ºC).
» Outras aplicações: aplicações de baixa ou intermédia temperatura, como estufas, secadores e ainda cozinhas solares.
|